Transtornos da Aprendizagem


Por: Camila Martins Fernandes

No texto de hoje quero falar um pouco sobre os Transtornos da Aprendizagem.

Para começar quero dizer a diferença entre dificuldade e transtornos da aprendizagem. Muitas crianças em fase escolar podem apresentar algumas dificuldades para realizar algumas tarefas e isso pode acontecer devido a inúmeros motivos, como questões pedagógicas, problemas familiares, doenças crônicas, transtornos psiquiátricos entre outros. Podendo apresentar dificuldades em algumas matérias ou em algumas situações da vida, além de problemas psicológicos como a falta de motivação e baixa autoestima. Questões como hipotireoidismo também podem gerar dificuldades de aprendizagem. Em termos, podemos dizer que é sempre algo relacionado do interno para o externo, começa de dentro e vai para fora. A existência de uma dificuldade de aprendizagem não significa necessariamente que haja um transtorno.

Já os transtornos da aprendizagem são transtornos de neurodesenvolvimento, com origem biológica. Por ser de origem biológica inclui fatores genéticos e ambientais que podem influenciar na capacidade do indivíduo de processar algumas informações. Os transtornos da aprendizagem compreendem uma inabilidade específica como de leitura, escrita ou matemática em pessoas que apresentam resultados abaixo do esperado para o seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual.

Segundo o DSM 5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) basicamente existem três tipos de transtornos específicos: o transtorno da leitura, o transtorno da matemática e o transtorno da expressão escrita.

– Transtorno da leitura: é caracterizado por uma dificuldade específica em compreender palavras escritas.

– Transtorno da matemática: também conhecido como discalculia e não está relacionado a ausência de habilidades matemáticas como contagem, e sim a forma como a criança associa essas habilidades com o mundo à sua volta. A aquisição de conceitos matemáticos envolve raciocínio, e é justamente essa área que está afetada nesse Transtorno. A baixa capacidade de trabalhar com números e o conceito de matemática não tem origem por lesão ou causa orgânica.

– Transtornos da expressão escrita: refere-se a ortografia ou caligrafia. Nesse transtorno normalmente há dificuldade na capacidade de compor textos escritos, possíveis de serem vistos através de erros gramaticais e pontuação dentro de frases e má organização de parágrafos.

O tratamento dos transtornos da aprendizagem é um trabalho em conjunto. Além de acompanhamento com psiquiatra, psicólogo e psicopedagogo, é essencial a colaboração de pais e educadores, pois só é possível ver evolução quando todos se juntam e se ajudam.

Referência:

– ROTTA, Newra Tellechea e colaboradores. Transtornos de Aprendizagem – Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar. 2º Ed. Artmed.

Imagem capa: Pexels

Colunista:

Camila Martins Fernandes 
CRP: 06/109118

Psicóloga Clínica. Formada pela Universidade São Judas Tadeu. 
Aprimoramento Clínico na Abordagem Cognitiva pela Universidade São Judas Tadeu.
Psicopedagoga Clínica e Institucional. Formada pela Universidade Cidade de São Paulo. Atendimento no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo-SP 
Contatos: 
E-mail: contato@psicocamilafernandes.com 
Facebook.com/psicocamilafernandes

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


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