Jogos Paralímpicos: Rugby em Cadeira de Rodas


Por: Psicóloga Ane Caroline Janiro

O Psicologia Acessível apoia os Jogos Paralímpicos Rio 2016, o maior evento esportivo do mundo para pessoas com deficiência. Assim, vamos ajudar na divulgação de informações sobre o evento e sobre todos os esportes que fazem parte dele.

Faltando apenas alguns dias para a Abertura Oficial das Paralimpíadas, que ocorrerá no dia 7 de setembro, todos os dias vamos publicar aqui curiosidades sobre cada um dos esportes.

Hoje vamos falar sobre o Rugby em Cadeira de Rodas:

Bravura, habilidade e resistência. O rugby em cadeira de rodas participa oficialmente dos Jogos Paralímpicos desde Sydney 2000, sendo disputado por equipes mistas de atletas com perda de função nos membros.

Dois times, formados por quatro atletas cadeirantes cada, passam a bola entre si na tentativa de cruzar a linha de gol adversária e marcar pontos.

A partida é disputada com uma bola de voleibol em uma quadra de basquetebol e reúne equipes com até 12 jogadores, sendo que apenas quatro ficam em quadra ao mesmo tempo.

Cada jogada de ataque pode durar até 40 segundos. Caso a equipe não marque pontos, perde a posse de bola.

Um gol é marcado quando um jogador passa com pelo menos duas rodas da cadeira e a bola sob controle pela linha de gol do adversário.

O jogador com a posse da bola deve quicá-la ou passá-la pelo menos uma vez a cada 10 segundos e nenhum companheiro de equipe poderá ficar na ‘área-chave’ do adversário por mais de 10 segundos. A equipe que está na defesa não poderá ter mais de três jogadores na ‘área-chave’ ao mesmo tempo.

Assista abaixo ao vídeo e entenda melhor:

 

Para adquirir seus ingressos para o Rugby em Cadeira de Rodas para as Paralimpíadas 2016, acesse este link!

Imagem e Fonte: Rio2016.com

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!


12009753_1145254608837345_2914420128489159683_n


Sobre a autora deste blog:

Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

 

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)