[Dica de Filme] “As faces de Helen”


Por: Psicóloga Ane Caroline Janiro

O filme “As faces de Helen” conta a história de uma mulher bem-sucedida e feliz em seu casamento e demais relações familiares, porém, logo no início do filme podemos perceber sinais depressivos. A personagem tem dificuldade em lidar com com seus sintomas e em aceitar a ocorrência de uma doença, escondendo de sua família o que sente e optando por sofrer em silêncio.

No decorrer do filme o diagnóstico de Transtorno Bipolar se confirma e a história retrata as dificuldades de Helen em se adaptar ao tratamento, sua maneira de enxergar o transtorno e o mundo à sua volta, a participação familiar e as técnicas utilizadas pelos profissionais de saúde mental.

É interessante observar no filme que a intensidade dos sintomas aliada à demora em buscar o tratamento adequado podem prejudicar muito a vida de quem sofre com o transtorno. Além disso, o papel familiar retratado no filme remete à importância de ser oferecido o apoio necessário e a compreensão do quão sério pode ser um quadro como esse.

O filme é dirigido por Sandra Nettelbeck.

 


*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


PNG - ONLINE IMAGE EDITOR - Copia.png

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

8 comentários sobre “[Dica de Filme] “As faces de Helen”

  1. Olá, adorei o filme, muito esclarecedor, bem como consegue trazer a compreensão os sentimentos e conflitos tanto do paciente quanto dos familiares, abraços!!!!!

    Curtir

  2. Forte,intenso, mostra a importância do tratamento atrelado ao apoio mútuo. É a incerteza de recuperação, assim como o é na realidade. Adorei !

    Curtir

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)