Pare tudo e vá organizar sua casa


Por: Ane Caroline Janiro

Manter a casa em ordem e limpa não é apenas uma questão de higiene, tem muito a ver com seu nível de motivação para executar – e finalizar – tarefas em outras áreas de sua vida. Um ambiente organizado nos ajuda a equilibrar nossas emoções, a pensar com maior clareza e a manter a tranquilidade. Sem contar que, quando tudo está em ordem, conseguimos economizar tempo e investir nossa energia de forma mais inteligente para sermos mais produtivos.

Quando você acorda logo de manhã e encontra sua cozinha limpa e sem aquela pilha de louça para lavar, por exemplo, o impacto em seu humor e motivação é muito melhor e com certeza isso fará diferença em seu dia. O mesmo vale para seu armário e suas gavetas: quanto tempo e energia você poderia economizar se não tivesse que ficar procurando todos os dias a peça de roupa que você quer no meio da bagunça que estão suas coisas? Ao organizar, é possível até mesmo que você descubra roupas que nem se lembrava mais.

A desordem na casa interfere em nossa atitude diante de outros setores de nossa vida, como já citado. Um local caótico nos leva a um caos interno também e, quanto maior a desorganização, menor o rendimento. Por isso, faça um cronograma de limpeza e de arrumação, deixe sua casa com cara de lar. Um local aconchegante onde você se sinta bem de verdade. Destralhe-se! Jogue fora coisas quebradas, doe coisas que você já não usa e que podem ser úteis para outras pessoas, livre-se de tudo que polua esse ambiente onde tudo deve estar em harmonia.

Mas como vencer o desânimo e encarar a arrumação?

Para facilitar, aqui vão algumas dicas para a organização que podem te ajudar a se manter motivado nessa missão. O importante é estabelecer tarefas que você consiga cumprir, não adianta se propor a fazer uma super limpeza duas vezes por semana se você sabe que não terá tempo para isso.

Dica 1) Seja realista

Planeje metas diárias que podem ser realizadas aos poucos e sem muito esforço, assim, as chances de você prosseguir nessa missão são bem maiores. Comprometa-se a realizar pelo menos essas pequenas tarefas diariamente, como: lavar a louça, arrumar a cama e esvaziar as lixeiras. Você vai perceber que, após alguns dias executando fielmente essas mesmas tarefas, elas se tornarão um hábito e passarão a ser feitas com muito mais naturalidade.

Dica 2) Saia da inércia

A inércia é um dos grandes fatores que nos levam a procrastinar. Quanto menos você faz, menos você quer fazer… sabe aquela coisa de “amanhã eu faço” e nunca faz? Então, faça um esforço e saia da inércia! Comece com uma atividade pequena e faça uma por vez. Não serão raras as vezes em que, ao fazer suas tarefas diárias por exemplo, você acabe se empolgando para realizar outras tarefas “bônus”. Se você pode lavar aquela loucinha suja na pia, não deixe para depois, faça agora! Não espere acumular, resolva enquanto está fácil! Não deixe essas tarefas simples e que podem ser feitas rapidamente para serem feitas depois, apenas em um dia da semana. Eliminando as tarefas básicas, a faxina completa da casa será muito mais rápida, porque o ambiente não estará um caos.

Dica 3) Não junte coisas que você sabe que não vai usar!

Esse negócio de “pode ser que um dia eu precise” é uma armadilha para a bagunça. Quanto menos coisas você tem, mais fácil fica a manutenção da organização e mais “limpo” fica o ambiente, em todos os sentidos. Uma casa com poucos objetos é muito mais receptiva e harmoniosa. Então, se está quebrado, rasgado ou estragado: jogue fora! Se está em bom estado, mas você não usa há um bom tempo: doe!

Dica 4) Mantenha os armários e gavetas sempre arrumados

Não é porque seus armários ficam fechados que você pode manter a bagunça dentro deles. Quando você deixa seus armários e gavetas organizados, economiza tempo e dinheiro. Economiza tempo porque, ao se perder na bagunça, você não consegue encontrar facilmente os itens que precisa no seu dia a dia e demora muito mais para se vestir, por exemplo. E economiza dinheiro porque deixa de perder muitos alimentos que se estragam em sua despensa, simplesmente pelo fato de que, ao arrumar tudo, você sabe o que tem ali. Sem contar que a organização dos armários e gavetas influencia na ordem que você consegue manter no restante da casa. Um dica para deixar tudo sempre arrumadinho é: Se usou, guarde! Se pegou e não vai usar, guarde!

Dica 5) Monte um cronograma de organização e deixe em um local visível

Lembrando, novamente, que as metas precisam ser realistas e você precisa se comprometer com elas para que tudo funcione. Neste cronograma, organize as tarefas em categorias:

As que precisam ser feitas diariamente, como: Lavar a louça, Arrumar a Cama, Esvaziar as Lixeiras, Passear com o cachorro…

As que precisam ser feitas uma vez por semana, como: Lavar a roupa, Varrer, Passar aspirador, Trocar as toalhas de banho, Lavar o banheiro, Tirar o pó dos móveis, Eliminar a bagunça espalhada pela casa… (Neste caso, distribua as tarefas em dias diferentes para que você não se sobrecarregue).

As que precisam ser feitas mensalmente, como: Organizar e limpar armários e a dispensa, Limpar vidros e janelas, Limpar o freezer, Limpar lâmpadas e lustres, Separar itens para doação ou para jogar fora… (Não faça tudo no mesmo dia, defina dias diferentes para cada atividade).

As que precisam ser feitas semestralmente, como: Lavar cortinas, Lavar ou trocar os travesseiros, Fazer reparos necessários na casa… (A mesma regra vale aqui, não deixe tudo para o mesmo dia).

E nunca se esqueça: a organização do ambiente em que você está influencia diretamente em seu equilíbrio emocional, em sua energia e motivação. Ao finalizar uma tarefa, você normalmente se motiva a realizar outras. Não deixe para depois, faça agora!

12009753_1145254608837345_2914420128489159683_n


Sobre a autora:

Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556

 


*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


PNG - ONLINE IMAGE EDITOR - Copia.png

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

6 comentários sobre “Pare tudo e vá organizar sua casa

  1. Prezada Ane Caroline
    Bom dia

    Que esse texto mais espetacular… realmente estou interessado por isso. Organizar tudo na casa é muito fundamental e a maneira disso pode melhorar e saudar nossa vida. É preciso que nós aprendemos organizar ambiente na casa, para evitar clima rotundamente negativa e nostálgico. Contudo, as metas diárias para organizar tudo são as mais difíceis de cumprir, porque desde a infância, os filhos não estão ensinados pelos pais a organizar no seu próprio quatro. Por isso a partir da adolescência, os adultos devem esforçar na excessiva por organizar. Uma mais pior dessas coisas é inércia, porque isso pode me levar a procrastinar e pode causar prejuízo a metas a cumprir. Por isso, sair da inércia é melhor. Portanto, é melhor seguir simplesmente as dicas como citadas acima para realizar organizar. Assim, esse assunto contribui para nos ajudar a seguir dicas mais eficientes. Por isso, estou de parabéns.
    Att.

    Tales Douglas

    Curtir

  2. Pingback: Os impactos do Acúmulo Compulsivo | Psicologia Acessível

  3. Muito bom artigo, Ane Caroline! A organização transforma e traz benefícios: tempo porque você acha o que procura com rapidez; economia porque não gasta comprando aquilo que já se tem em casa; espaço, porque a otimização deixa tudo mais prático e visível; qualidade de vida, porque diminui o estresse que a desorganização causa; e prazer par curtir o que você merece!!

    Curtir

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)