Pote da Calma – Saiba como fazer um


Por: Psicóloga Ane Caroline Janiro

Você já ouviu falar no “Pote da Calma”?

Tem sido muito utilizado como instrumento para tranquilizar as crianças. Quem já utilizou garante que é eficaz!
O “Calming Jar” (ou “Pote da Calma”, em tradução livre) é inspirado no Método Montessori (Pedagogia Montessoriana, criada por Maria Montessori no início dos anos 1900 para ajudar a educar crianças mais pobres em sua cidade na Itália. Leia mais neste link) e é utilizado para relaxar as crianças em momentos de agitação, estresse, desconcentração, irritação. Trata-se de um pote cheio de líquido e glitter que, ao ser agitado, funciona como ferramenta para chamar a atenção das crianças, fazendo com que elas fixem a concentração, consigam respirar fundo e se acalmar para depois então ouvir o que os pais ou professores tem a dizer. E também para fazer com que elas reflitam e tenham a criatividade estimulada.

Alguns estudos acerca do método dizem que, enquanto a criança observa o movimento do glitter no pote, consegue manter o foco, organizar e centralizar o sistema nervoso. Consegue ainda desacelerar os batimentos cardíacos e controlar a respiração. Assim, após se acalmarem, os pequenos conseguirão explicar os motivos da chateação ou frustração de forma mais clara e com as ideias mais organizadas, se expressando melhor e capazes de manter um diálogo eficaz com o adulto.

1 pote da calma 3
Foto: Pais&Filhos

 

1 pote da calma 4
Foto: Pais&Filhos

1 pote da calma 2
Foto: https://www.thestoryofthedaisies.com/

Existem algumas formas diferentes de fazer um Pote da Calma, mas vamos deixar aqui o passo a passo da forma mais simples para ser feita em casa.

Você vai precisar de:

1 Pote de Vidro com tampa (Pode ser também de plástico transparente. Fica mais seguro, inclusive);
1 ou 2 colheres (sopa) de cola glitter;
3 ou 4 colheres (chá) de purpurina;
1 gota de corante alimentar da cor desejada;
Água quente (a quantidade varia de acordo com o tamanho do pote).

Como fazer:

Adicione no pote a água quente e a cola glitter (não encha o pote completamente com a água, deixe um espaço para que a água possa ser agitada dentro dele). Mexa muito bem até que a cola glitter se dissolva totalmente na água. Logo após, adicione a purpurina e misture novamente. Por fim, adicione a gota de corante e misture mais uma vez. A tampa do pote deve ser muito bem fechada para que a criança não consiga abrir (deve-se ter cuidado para que o líquido não seja ingerido pelas crianças).

O seu Pote da Calma está pronto!

Ah, depois que utilizar, deixe um comentário por aqui dizendo o que achou da experiência!

Fontes:
– Associação Brasileira de Educação Montessoriana (ABEM)
– Doutíssima


 

 


Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos botões abaixo!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!

facebook_like_logo_1  Instagram-logo-full-official  twitter1 pinterest_logo


10516729_1448233238791949_8127215912485502492_n

Sobre a autora:

Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

46 comentários sobre “Pote da Calma – Saiba como fazer um

  1. Adorei a ideia, se for feito numa garrafa de plástico pode por super cola na tampinha e assim ficca 100% seguro, vou fazer 2 ou 3 para a minha filha :D ela adora a ideia. Existe gliter que brilha no escuro, também pode usar um pouco, para aquelas crianças que tem medo do escuro.

    Curtir

  2. Achei maravilhoso a idéia deste pote da calma , pois vou convidar meu sobrinho neto , para juntos fazê-lo .
    Meus filhos quando pequenos estudaram na escola com o método Montessori , o qual é divino , pois se tornaram adolescentes e hoje adultos dignos e maravilhosos ! Obrigada “Maria Montessori ” pela dedicação .

    Curtir

  3. Pingback: Garrafas Sensoriais – Veja como fazer | Psicologia Acessível

    • Oi Beatriz, a cola glitter tem essa função, deixa a água mais espessa e assim o glitter se move mais lentamente. Não tentamos fazer com glicerina, pode ser uma boa ideia também sim. Se você testar dessa forma, depois conte para a gente se deu certo. ;) Abraços!

      Curtir

  4. Amei a idéia! Irei fazer para família (Eu, Filha e Marido) e achei uma ótima idéia até para lembrança de aniversário 🎂, compartilhar com outras crianças 🚸 uma idéia simples e genial para acalmar os ânimos.

    Curtir

  5. Muito interessante, vou utilizar esse método como lembrancinha do aniversário da minha filha, o tema é da Frozen, o encaixe será perfeito!!

    Curtir

  6. Uau, que ideia legal!
    Infelizmente na casa dado em que trabalho are é haver um estresse generalizado entre as crianças, fruto da educação difundida na região. Estou inclinado a fazer uma campanha para divulgar o pote de calma

    Curtir

  7. Será que pode-se usar outra cola? Porque as cores de cola glitter são limitadas , só acho nas cores primárias. Se tiver opção de se fazer com outra cola , e que seja transparente, pois assim ao colocar o corante (que existem de diversas cores) teremos mais possibilidades de cores. Obrigada

    Curtir

  8. Adorei a sugestão… vou fazer para os meus netinhos e netinhas! Vou divulgar na escola onde trabalho. As professoras precisam de ajuda para acalmar os pequenos.

    Curtir

  9. Não funcionou!!! 😐
    Quando misturei a cola com água o líquido ficou leitoso/ Branco opaco, e o glitter não misturou completamente! Ficou uma camada bem grande na superfície!
    As crianças não curtiram! 😐

    Curtir

      • Fiz essa experiência em casa, com a água quente e a cola que já vem gliter e aconteceu a mesma coisa comigo, o líquido ficou leitoso, branco e mal se vê as miçangas e lantejoulas. Onde será que errei? Será que exagerei na quantidade de cola para a quantidade de água/o tamanho do pote (fiz com um de maionese plástico)?

        Curtir

  10. Aqui em casa além dessa versão com água fiz uma utilizando uma garrafinha de refrigerante pequena (dessas tipo pet pequetita, de plástico), miçangas variadas e óleo vegetal. Como o óleo é denso as miçangas, lantejoulas e glitter caem em uma velocidade reduzida, aumentando ainda mas as possibilidades da criança! ;)

    Curtir

  11. Olá!
    Em uma sala de aula, em que as garrafas são confeccionadas com as crianças, como proceder o uso? Fiquei pensando sobre a condução do uso, no que diz respeito à frequência e a forma de abordar a criança para o uso da garrafa diante de uma situação agitada. Precisa ser usada com todas as crianças ao mesmo tempo ou somente com aquelas que precisam se acalmar?
    Tantas dúvidas .

    Curtir

    • Oi Ramona, você pode utilizar o pote de várias maneiras conforma a demanda, conforme perceber a necessidade. Seria interessante que o pote não fosse utilizado apenas nos momentos em que a criança precise se acalmar, para que ela não o associe a momentos de estresse apenas, e sim que seja um objeto que realmente traga a ela calma e sensação de bem estar em outros momentos, que seja algo que ela realmente tenha prazer em interagir. A partir daí, pode-se desenvolver várias atividades em conjunto com as crianças, que vai inclusive desde a confecção do pote, atividades como observar o movimento dos elementos, enfim. E essas atividades podem ser individualizadas com cada criança e também em grupo. Penso em gravar um vídeo explicando todos esses detalhes e colocar aqui para vocês, então, se tiver ainda mais dúvidas, pode deixar aqui ;)

      Curtir

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)